EUA detêm 7 em repressão a acampamento do 'Occupy Washington'

A tropa de choque da polícia americana deteve sete pessoas e apreendeu barracas e roupas neste sábado, em uma operação de repressão a um acampamento do movimento 'Occupy Washington', na capital dos Estados Unidos. Surpresos, os manifestantes acampados na praça McPherson, a três quadras da Casa Branca, gritavam palavras de ordem, mas não ofereceram nenhum tipo de resistência violenta quando o Serviço de Parques Nacionais (SPN, na sigla em inglês) iniciou a operação.

O porta-voz do SPN, David Schlosser, disse à AFP que quatro pessoas foram detidas por desobediência, depois que cruzaram os braços e se negaram a deixar o monumento situado no centro da praça. Os advogados dos manifestantes tinham confirmado a princípio a detenção de três ativistas.

Os manifestantes haviam aceitado, a princípio, desmontar uma imensa tenda azul, batizada de "barraca dos sonhos", instalada em volta da estátua do general da Guerra Civil americana James McPherson, durante esta semana. "Se o governo americano reforçasse a lei bancária, como fez com a lei de parques, para começar não estaríamos neste maldito parque", disse à AFP o ativista Todd Fine, 31 anos.

O 'Occupy Washington' é o último dos grandes acampamentos montados por militantes anticapitalistas nos Estados Unidos desde setembro, quando surgiu o primeiro, nos arredores do centro financeiro de Wall Street, em Nova York.