Casa Branca quer descongelar salários de funcionários 

O governo de Barack Obama planeja terminar com o congelamento dos salários dos empregados da administração pública nos Estados Unidos e propõe um modesto incremento de 0,5% para o orçamento de 2013, disse nesta sexta-feira um funcionário americano.

A fonte, que pediu para não ser identificada, confirmou ao The Washington Post que a proposta seria incluída no projeto de orçamento que será enviado ao Congresso em fevereiro.

Obama impôs um congelamento de dois anos aos salários para os empregados federais a partir de 29 de novembro de 2010, afirmando que era preciso realizar sacrifícios para economizar 28 bilhões de dólares em cinco anos nas finanças públicas.

O jornal destacou que a proposta ainda precisa ser aprovada pelo Congresso, onde os legisladores republicanos, que controlam a Câmara de Representantes, pediram para que fosse estendido o congelamento dos salários.

O ano fiscal nos Estados Unidos começa no dia 1 de outubro e a proposta de Obama cobre o período de outubro de 2012 até o final de setembro de 2013.