Agência Fitch dá à cidade do Rio nota BBB, a maior do Brasil

A agência de avaliação de risco Fitch deu à cidade do Rio de Janeiro o título de grau de investimento, com a nota BBB em perspectiva estável. Com isso, a cidade se tornou a mais bem avaliada entre todos os estados e munícipios brasileiros. O município já havia recebido o mesmo tratamento da Moody's, que também deu perspectiva positiva, sinalizando uma possível alteração positiva da nota em um futuro próximo.

“Essas são as credenciais mais importantes para uma cidade que quer conquistar espaço de destaque no mercado financeiro internacional. É um reconhecimento do trabalho bem-sucedido da nossa gestão, provando ao mundo que o Rio é um bom lugar para se investir”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

A nota atribuída pela Fitch é a mesma do Brasil e de instituições respeitadas, como o Banco do Brasil, Petrobras e BNDES.

“Há um ano, eu festejava o grau de investimento obtido pelo Rio, como um reconhecimento internacional ao nosso modelo de arrecadação, à qualidade da gestão da administração municipal e à sintonia inédita entre as três esferas de poder. Esses três componentes político-administrativos fizeram a diferença para a cidade. Com o segundo investment grade, agora pela Fitch, podemos afirmar que o Rio é, agora, também um destino seguro para o capital estrangeiro”, explicou a secretária Municipal de Fazenda, Eduarda La Rocque