Os consumidores americanos gastaram 52,4 bilhões de dólares neste fim de semana, um novo recorde para o início da temporada de compras de fim de ano, informou neste domingo a Federação Nacional de Distribuidores (NRF, da sigla em inglês).
Em relação ao último fim de semana de novembro de 2010, a alta é de 16%.
No total, um número recorde de 226 milhões de consumidores realizaram compras no comério e em sites especializados, em meio à "Black Friday" ("sexta-feira negra"), dia em que as lojas fazem ofertas excepcionais, informou a NRF com base em uma pesquisa feita de 24 a 26 de novembro com 3.826 pessoas.
As cifras do domingo foram estimadas em função das intenções expressadas pelos consumidores, afirmou a federação durante coletiva de imprensa por telefone.
A frequência nas lojas cresceu 6,6% em comparação com o último fim de semana de novembro do ano passado, destacou.
O fim de semana da "sexta-feira negra", que começa na última quinta-feira de novembro, Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, caracteriza-se por ofertas importantes e marca tradicionalmente o início da temporada de compras de fim de ano.
Segundo a NRF, o gasto médio do consumidor nesse fim de semana foi de 398,62 dólares, 9% mais que no Dia de Ação de Graças de 2010.