Vendas no varejo crescem 5,3% em setembro, diz IBGE

As vendas no comércio varejista cresceram 0,6% em setembro, revertendo assim a variação negativa de 0,4% do mês imediatamente anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístiica (IBGE) nesta terça-feira. 

Sobre o mesmo mês do ano passado, as vendas apresentaram aumento de 5,3%. Já no acumulado do ano, o crescimento foi de 7,0% sobre o mesmo período de 2010.

A receita nominal também registrou aumento de 1,1% em setembro, alcançando 12,1% no acumulado de 2011. Entre as dez atividades pesquisadas, apenas duas apresentaram redução na comparação anual. O destaque foi o segmento móveis e eletrodomésticos, com alta de 16,5%.

No comércio varejista ampliado, o crescimento em setembro foi de 0,9% ante agosto, o que interrompeu dois meses de sequências negativas. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta foi de 4,8%. Já a receita nominal apresentou aumento de 1,3% em setembro na comparação com o mês imediatamente anterior.

Entre os 27 Estados, 22 apresentaram alta nas vendas do varejo ampliado. Destaque para Tocantins (11,0%) e Ceará (11,0%) na comparação mensal. São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram altas de 4,4% e 4,7% respectivamente.