CNI: confiança do consumidor brasileiro cai 5,9% em um ano

O índice de confiança do consumidor brasileiro registrou alta de 0,4% em setembro, em comparação com o mês imediatamente anterior, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgados nesta quinta-feira. Apesar do avanço mensal, na comparação com o mesmo mês do ano passado, o índice registra recuo de 5,9%. 

De acordo com a pesquisa, todos os componentes do índice apresentaram recuo em comparação com o mesmo mês do ano passado. A expectativa sobre a inflação apresentou queda de 17,2% na comparação com setembro de 2010, apesar de registrar alta de 1,5% ante agosto. 

A expectativa sobre o desemprego apresentou queda de 6,7% em um ano, e recuou de 1,5% ante o mês anterior. Seguindo a mesma linha, a situação financeira do brasileiro apresentou queda de 5,3% na comparação anual e, recuou de 1,3% no comparativo mensal. Já o endividamento ficou estável na comparação mensal, mas registrou queda de 4,4% ante setembro de 2010. 

A expectativa sobre a renda pessoal alavancou 0,8% no mês, ante agosto, mas apresentou recuou de 1,3% ante o mesmo mês no ano anterior. Em contrapartida, a compra de bens de maior valor apresentou elevação mensal de 2,1% e, no comparativo com setembro de 2010, o índice registrou queda de apenas 0,3%. 

Segundo a CNI, a elevação desse indicador se deve ao aumento das compras de final de ano, que já estão 6% acima da marca histórica para setembro.