Ministro diz que Brasil pode se tornar um dos maiores produtores de pescado

O ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio Oliveira, destacou hoje (28) a capacidade do Brasil de se tornar um dos maiores produtores mundiais de pescado. 

“Somos o único país que tem 13% de água doce. Isso é um grande beneficio”, disse durante a abertura do 1º Seminário Nacional sobre Pesca e Aquicultura em Reservatórios.

“Temos o Ceará como o estado brasileiro que mais produz e consome pescado no país. Isso demonstra que estamos caminhando para se tornar um dos maiores produtores de pescado”, ressaltou.

Segundo o ministro, esse setor da pesca é muito importante para erradicar a pobreza no Brasil. “A pesca proporciona para a população brasileira uma forma de gerar renda tanto para o pescador quanto para o setor industrial. Já conseguimos produzir 1,2 milhão de toneladas de pescado no país e mais de 30 milhões de pessoas saíram da miséria, principalmente com a venda de peixes”, destacou.

Durante o seminário foram discutidos os impactos causados pela instalação de reservatórios de usinas hidrelétricas, além de políticas públicas que beneficiem a população, os pescadores e propiciem a geração de renda e alimentos, baseada na produção sustentável.