Tecon Salvador contrata financiamento de US$ 80 milhões

A Wilson Sons Limited (WSON11) informou na noite de ontem que sua subsidiária Tecon Salvador firmou contrato de financiamento com o International Finance Corporation (IFC) no valor de US$ 80 milhões para a expansão do terminal de contêineres em Salvador (BA).

O processo de expansão, que dobrará a capacidade do terminal, compreende reforço do cais, pavimentação de retro-área, dragagem e compra de novos equipamentos para movimentação de contêineres.

Após o término da expansão, previsto para março de 2012, o terminal contará com dois berços de atracação, com 377 metros e 210 metros respectivamente, e uma área total de 118.000 m2.

A expansão, aliada à dragagem do terminal, permitirá o acesso eficiente de embarcações do tipo post-panamax ao porto de Salvador, que podem passar de 300 metros de comprimento e transportar até 9.000 TEU. Adicionalmente, investimentos dos Governos Estadual e Federal em acesso terrestre, como o Projeto Via Expressa Portuária, que fará a ligação entre a rodovia federal BR-324 e o Porto de Salvador, facilitarão ainda mais a movimentação e escoamento de cargas entre o terminal e as regiões baianas atendidas.

Em 2010, o Tecon Salvador movimentou 262.000 TEU, empregando cerca de 520 pessoas. Os principais produtos movimentados no terminal são petroquímicos, borracha, pneus, celulose, frutas e autopeças. A Europa, os Estados Unidos e a China estão entre os principais destinos das cargas exportadas.