Notícias positivas da Grécia estimulam alta das bolsas asiáticas 

As informações positivas vindas da Grécia contribuíram para o movimento vendedor das bolsas de valores asiáticas nesta sexta-feira. Isso porque os líderes da zona do euro chegaram a um acordo ontem para estabelecer um segundo plano de ajuda à Grécia de um valor total de € 158 bilhões. Assim, segundo analistas, a informação de que já se tem um modelo para ajudar a Grécia anulou notícias negativas do dia e animou os investidores.

Por outro lado, as preocupações com o crescimento da economia chinesa após a divulgação de um PMI abaixo dos 50 pontos, sinalizam uma contração da atividade manufatureira deixando os investidores cautelosos.

No Japão o índice Nikkei 225 apontou alta de 1,22%, aos 10.132,11 pontos, destaque para a recuperação dos papéis do setor financeiro e empresas exportadoras. Sem agenda econômica relevante, as notícias externas predominaram a sessão, impulsionando os ativos de risco, destaque também para a alta do preço das commodities de energia e metálicas.

Na China, apesar do viés de alta, o pregão foi de cautela. Em Hong Kong, o Hang Seng subiu 2,08%, para 22.444,80 pontos. Em Xangai, o índice Shanghai Composite avançou 0,18% para 2.770,79 pontos.