ASSINE
search button

Bolsas da Europa fecham sem direção comum

Compartilhar

O primeiro pregão da semana encerrou com as principais bolsas de valores da Europa sem direção comum. Segundo analistas, os mercados operaram de lado diante da ausência do pregão nos Estados Unidos, em função do feriado da Independência.

Desta forma, o índice FTSE-100, de Londres, expandiu 0,46%, aos 6.017 pontos. O CAC-40, de Paris, desceu 0,11%, aos 4.003 pontos. E o DAX, de Frankfurt, valorizou 0,32% aos 7.442 pontos.

Para George Barros dos Santos, economista da Futura Investimentos, as principais praças acionárias do velho continente operaram de lado nesta segunda-feira, refletindo o feriado nos Estados Unidos (Independência).

O mercado acompanhou hoje que a agência de classificação de risco Standard & Poor’s informou ter rebaixado o rating de longo prazo da Grécia de “B” para “CCC”. De acordo com comunicado, a agência entende que as propostas da Federação de Bancos Franceses (FBF) de renegociar o vencimento das dívidas da Grécia equivalem a um calote.

“Essa situação da Grécia já saturou um pouco e o mercado já esperava que isso acontecesse. A informação não dissemina cautela entre os investidores porque o FMI [Fundo Monetário Internacional] e a União Europeia adotaram medidas para lidar com o endividamento”, ponderou Santos.

Na agenda econômica do dia, o Índice de Preços ao Produtor nos 17 países que compõem a zona do euro recuou 0,2% em maio deste ano, na comparação com abril, segundo informações divulgadas hoje pelo Escritório de Estatísticas da União Europeia, Eurostat. Em abril houve acréscimo de 0,9%.