Ibovespa avança com Vale e ambiente externo é positivo

Depois de uma abertura de lado, refletindo o movimento externo, a bolsa brasileira firma-se em campo positivo nesta sexta-feira. Os investidores operam animados em meio a dados surpreendentes dos Estados Unidos. Desta forma, há pouco o Ibovespa subia 1,27%, aos 63.197 pontos. O giro financeiro da bolsa estava em R$ 3,506 bilhões.

O movimento indefinido das principais bolsas de valores mundiais após a abertura dos negócios mostrava que os investidores operavam em compasso de espera pela divulgação de indicadores norte-americanos.

Apesar dos números mistos da economia do país, um dado específico motiva o apetite ao risco dos agentes. Isso porque a atividade nas fábricas dos Estados Unidos (ISM Index, na sigla em inglês) avançou para 55,3 pontos em junho de 2011. No mês anterior, o indicador marcou 53,5 pontos. Economistas previam 51,8 pontos.

“O número mostra que a economia dos Estados Unidos está expandindo e isso puxa para cima Wall Street e o Ibovespa acompanha o movimento externo”, comentou Bruno Lembi, sócio da M2 Investimentos.

Em meio ao desempenho positivo da atividade industrial norte-americana, os investidores ignoram os dados que vieram abaixo das projeções dos analistas. Dentre eles, os gastos com construção nos Estados Unidos recuaram 0,6% em maio de 2011, em relação ao mês anterior, ante expectativa de alta de 0,1%. Neste sentido, a confiança do consumidor decepcionou, ao recuar para 71,5 em junho.

Lembi acrescentou ainda que os agentes financeiros também operam animados na esteira de uma saída positiva para o endividamento grego, questão que vem sustentando ganhos nas praças acionárias mundiais.

Internamente, as ações da Vale ajudam a impulsionar os ganhos do Ibovespa, já que sobem 2,73%. O sócio da M2 Investimentos destacou que o bom humor com os papéis da mineradora reflete a informação que o conselho de administração da companhia aprovou a proposta de oferta pública de aquisição (OPA) por sua controlada Mineração Naque de até 100% das ações de emissão de sua subsidiária Vale Fertilizantes.

Já as ações preferenciais da Petrobras operam de lado nesta sessão, marcando há instantes alta de 0,59%.

Enquanto isso, os investidores aproveitam o dia para ajustar posições nos papéis do setor de construção civil, uma vez que recuaram nos últimos dias, por conta da sinalização do governo brasileiro, que vai elevar mais do que o previsto a taxa Selic. Assim, as ações da MRV (ON) sobem 3,40% e da PDG Realty ganham 3,19%.