Obama pede menor desemprego nos EUA como presente de aniversário

 

O presidente americano, Barack Obama, pediu como presente de seu aniversário de 50 anos - a ser celebrado no dia 4 de agosto - ‘uma taxa de desemprego mais baixa e uma redução nos preços dos combustíveis’. 

"Esses seriam os presentes de aniversário perfeitos’, disse Obama em tom bem humorado durante entrevista para a revista da Associação Americana de Pessoas Aposentadas (AARP, na sigla em inglês). 

A taxa de desemprego dos Estados Unidos se situa atualmente em torno de 9% e os preços dos combustíveis não pararam de subir desde 2008.  

Obama disse que ainda não sabia como iria celebrar seu aniversário. No ano passado ele comemorou jogando uma partida de basquete com algumas das principais estrelas americanas do esporte, como LeBron James.  

"Suspeito que as meninas têm algo planejado’, disse Obama à revista. 

O presidente, que tem o cabelo tem embranquecido desde que assumiu o governo em 2009, admitiu sentir em algumas ocasiões o peso da idade.  

"A pior parte é sentir que já não sou mais tão rápido como costumava ser. E me recupero mais lentamente do cansaço na quadra de basquete’, disse ele, que machucou o lábio durante uma partida em novembro passado, tendo que tomar 12 pontos. 

"O lado maravilhoso é que tenho sido capaz de manter minha saúde. Além disso, sou velho o suficiente para saber que cometi erros que espero não voltar a cometer e ainda sou suficientemente jovem para apreciar essa sabedoria’, disse.