Ibovespa aproxima dos 63 mil pontos com notícias da Oi e S&P

 

As compras de ativos marcam os negócios na BM&FBovespa nesta terça-feira. Os investidores operam animados em meio a notícias favoráveis no âmbito doméstico. Com isso, momentos atrás, o Ibovespa descolava-se dos Estados Unidos e crescia 1,02%, aos 62.978 pontos. O giro financeiro da bolsa estava em R$ 2,35 bilhões.

A bolsa brasileira já iniciou a sessão em campo positivo, com o mercado digerindo a informação de que a Standard & Poor's Services revisou sua perspectiva dos ratings de longo prazo em moeda estrangeira do Brasil de estável para positiva. A perspectiva do rating soberano de longo prazo em moeda local do Brasil permaneceu estável.

Outro fator que ajuda a impulsionar os negócios, segundo Roberto Kropp, diretor do Daycoval Asset Management, é a consolidação das empresas do grupo Telemar. “Isso é bem recebido e só a alta das empresas do grupo representam metade do movimento de alta do Ibovespa”, disse.

A Oi anunciou nesta terça-feira uma proposta de reorganização societária com o objetivo de "simplificar de forma definitiva a estrutura societária e a governança das companhias Oi, eliminando custos operacionais e administrativos e aumentando a liquidez para todos os acionistas", segundo nota. A operação pretende reunir as ações das empresas do grupo em uma única companhia listada na BM&FBovespa, denominada OI S.A.. A nova empresa reuniria toda o capital social do grupo.

Desta forma, há pouco, as ações preferenciais e ordinárias da Telemar expandiam 14,92% e 12,78%, nesta ordem, enquanto Telemar Norte Leste (PNA) crescia 11,46%. Todas entre as maiores oscilações positivas do dia.

Kropp destacou que o movimento de alta no pregão de hoje reflete ajuste técnico dos investidores, já que ontem (23) o pessimismo foi generalizado. “Como hoje não saiu nenhuma informação negativa no velho continente, a correção prevalece”, acrescentou.

Com isso, as blue chips Vale e Petrobras colaboram com os ganhos do dia. Momentos atrás, as preferenciais da mineradora aumentavam 0,59% e da estatal petrolífera valorizavam 1,10%.

Apesar do movimento ascendente verificado até agora, o diretor do Daycoval disse que não se pode afirmar que o Ibovespa ficará no azul durante o resto da sessão, porque “ainda existem muitas incertezas sobre a Europa, China e mesmo sobre a economia brasileira”.

No cenário internacional, os investidores acompanharam alguns indicadores dos Estados Unidos. Dentre eles, destaque apenas para o número de casas novas vendidas país, que cresceu 7,3% em abril deste ano, na variação mensal.