Mercado aéreo doméstico cresce 25% em um ano e internacional 29%

O mercado aéreo doméstico brasileiro cresceu 25,48% entre março deste ano e do ano passado. Já a oferta de assentos oferecidos pelo número de quilômetros voados, aumentou 16,03% em relação ao mesmo período do ano passado. As informações são do relatório de dados comparativos avançados, divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Os voos internacionais operados por empresas brasileiras, no mesmo período, cresceu 29,58% e a oferta de assentos aumentou 15,04%. A taxa de ocupação passou de 69,33% para 78,09%. A líder é a TAM com 41,84% do mercado, a Gol aparece em segundo lugar com 38,83%. Juntas elas respondem por 80,67% do mercado brasileiro de aviação civil. As demais empresas ampliaram a participação de 16,63% em março de 2010 para 19,33% em 2011. Nas rotas internacionais operadas por empresas brasileiras, a TAM também lidera com 86,07%, enquanto a Gol tem 12,87% e a Avianca fica com 1,04%.