Atividade econômica avança 7,1% em 12 meses, diz Serasa

SÃO PAULO - A atividade econômica cresceu 0,7% em fevereiro deste ano ante o mês anterior, com descontos sazonais, de acordo com pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta sexta-feira. O Indicador Atividade Econômica (PIB Mensal) avançou 6,5% quando comparada com fevereiro de 2010. No ciclo de 12 meses encerrado em fevereiro, o índice acumulou alta de 7,1%, pouco abaixo dos 7,3% de crescimento no período de um ano encerrado no mês de janeiro.

Segundo a Serasa, o crescimento de 0,7% visto em fevereiro, após uma alta de 0,8% no mês anterior, indica que o ritmo de desaquecimento da economia é ainda "incipiente". Os economistas acreditam que outras medidas como a recente elevação do IOF sobre empréstimos deverão ser tomadas por parte do governo para diminuir o ritmo de expansão da economia, recolocando a trajetória da inflação perto das metas estabelecidas.

O crescimento observado em fevereiro foi sustentado pelo avanço de 0,9% do consumo das famílias e de 8,5% dos investimentos (formação bruta de capital fixo), recuperando a queda de 6% verificada em janeiro.