Intenção de compra de imóvel dobra em 2 anos, diz pesquisa

SÃO PAULO - Uma pesquisa realizada pela consultoria Data Popular em 35 municípios brasileiros apontou que 9,1 milhões de famílias pretendem comprar um imóvel no período de um ano, ante 4,2 milhões de famílias no mesmo mês de 2008, ano de implantação do programa habitacional do governo "Minha Casa, Minha Vida". Do total atual de intenção de compra, 83% das famílias, ou 7,5 milhões, pertencem às classes C, D e E, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira. Em 2008, 2,6 milhões eram dessas classes.

Na decomposição, a classe C é a que teve mais intenção de compra, 4,3 milhões de famílias (47% do total), seguida das classes D e E (3,2 milhões, ou 36%) e A e B (1,6 milhão, ou 17%).

Para os próximos seis meses, 4,9 milhões de famílias pretendem comprar casa, sendo 88% pertencentes às classes C, D e E. As que pensam em adquirir apartamento somaram 1,9 milhões, sendo 68% de baixa renda.

A pesquisa constatou ainda que dessas 9,1 milhões de famílias, 6 milhões têm receio na hora de comprar um imóvel. A principal preocupação das classes C, D e E é não conseguir honrar o pagamento total, enquanto as classes A e B temem não receber o imóvel.