PIB da China volta a superar o do Japão no 3º trimestre

TÓQUIO - O Produto Interno Bruto (PIB) da China voltou a superar o do Japão no terceiro trimestre de 2010, mas não no conjunto dos primeiros nove meses do ano, anunciou o governo japonês. A China, em forte crescimento, disputa o posto de segunda maior economia mundial com o Japão, que ocupa a posição desde 1968, atrás dos Estados Unidos.

"De julho a setembro, o PIB nominal da China totalizou 1,415 trilhão de dólares, enquanto o do Japão somou 1,369 trilhão", admitiu uma fonte do governo nipônico. "Mas o PIB japonês de janeiro a setembro foi de 3,959 trilhões de dólares, e o da China de 3,946 trilhões", completou.

O PIB chinês já havia superado o do Japão no segundo trimestre do ano, mas o japonês permanece acima do resultado do país vizinho no total do semestre.

Segundo analistas, o PIB da China, com crescimentos trimestrais sucessivos por volta de 10%, deve superar em 2010 o do Japão, que luta para evitar uma nova recessão no quarto trimestre.

O PIB por habitante do Japão, no entanto, permanece quase 10 vezes superior ao da China, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).