SÃO PAULO - A moeda americana aponta valorização de 0,24%, cotada a R$ 1,686 para venda. O mercado de câmbio acompanha a cautela no cenário externo, por conta da expectativa de que a China continue com as medidas de aperto monetário.
Na Europa, o pregão segue sem direção definida. Os assuntos de destaque nesta manhã continuam sendo a fala do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de que a redução dos impostos durará apenas dois anos. A queda das exportações na Alemanha, maior economia da zona do euro e cujo desempenho econômico positivo é sustentado pelas exportações, também pautam os negócios.
As exportações da Alemanha diminuíram inesperadamente em outubro, enquanto as importações aumentaram, encolhendo ligeiramente o superávit comercial do país, mas sem gerar dúvidas sobre sua recuperação. Com ajustes sazonais, as exportações caíram 1,1% no mês e as importações subiram 0,3%.
Por aqui, o Comitê de Política Monetária (Copom) define hoje, após o encerramento das operações, o rumo da taxa Selic, fixada em 10,75% ao ano. A ala majoritária do mercado aposta na manutenção dos juros, no entanto, há quem estime aumento de 0,5 ponto percetual.
A divulgação da Ata na semana que vem será de grande importância, pois, os agentes devem buscar traçar um cenário para os juros mais preciso para 2011.
(Maria de Lourdes Chagas - Agência IN)