BRASÍLIA - Em evento que marcou a inauguração da nova sede nacional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Brasília, nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho das micro e pequenas empresas, principalmente após a aprovação de leis específicas para o setor. Lula participou da inauguração junto com o vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB-SP), e os ministros do Desenvolvimento, Miguel Jorge, de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e do Turismo, Paulo Barreto.
"Em qualquer economia, as micro e pequenas empresas garantem capilaridade porque chegam nos portos e conseguem escoar a produção, além de atuar nos diferentes segmentos econômicos. Elas são fundamentais para manter a roda da economia e gerar renda. Com as leis da micro e pequena empresa e do empreendedor individual, passamos a dar tratamento diferenciado a empreendedores, diminuímos burocracia e reduzimos impostos, além de formalizar empresários que viviam na informalidade", disse.
Lula afirmou, no entanto, que o desafio para o próximo governo é melhorar os mecanismos de incentivo à abertura e manutenção das empresas de pequeno porte e regularizar os empreendimentos informais.