Nissan anuncia recall de 2 milhões de veículos

     TÓQUIO - A montadora japonesa Nissan anunciou nesta quinta-feira um recall de dois milhões de veículos no mundo por um problema de contato elétrico no sistema de controle do motor, segundo documentos transmitidos ao governo do Japão. A empresa informou que a medida envolve 835 mil carros no Japão, 755 mil nos Estados Unidos e 355 mil na Europa.

No caso do Japão, estão envolvidos nove modelos de diversos tipos produzidos entre 2003 e 2006. Os detalhes para os veículos afetados pelo recall no exterior não foram divulgados.

A falha constatada corresponde a um problema de fabricação de um diodo integrado em um contato do sistema de controle do motor, uma situação que pode provocar uma anomalia no funcionamento do carro.

De acordo com o ministério dos Transportes nipônico, 60 casos foram registrados no Japão, mas sem acidentes.

Na semana passada, outra montadora japonesa, a Toyota, anunciou um recall de 1,5 milhão de automóveis no mundo em consequência de um vazamento do líquido do sistema de freio, poucos meses depois de vários recalls que afetaram 10 milhões de carros por diversos problemas técnicos.