SÃO PAULO - O lançamento de maior destaque da Toyota no 26º Salão do Automóvel de São Paulo não é necessariamente um carro. Nesta sexta-feira, a montadora japonesa apresentou o projeto de uma fábrica, a ser construída em Sorocaba (SP), com produção voltada para uma nova linha de carros compactos.
A fábrica visa suprir a carência de modelos da montadora no "maior mercado brasileiro", segundo Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente sênior da Toyota no Mercosul. "Vamos produzir uma inédita família de compactos nesta nova fábrica", afirmou o executivo, sem revelar o nome da linha. Segundo a empresa, a nova fábrica terá capacidade de produzir 70 mil veículos por ano, e gerará 1,5 mil empregos diretos.
Recorde
A montadora japonesa também anunciou que a previsão para 2010 é bater o recorde de vendas pelo 9° ano consecutivo, comercializando 3,4 milhões de veículos, um acréscimo de 7% sobre o ano anterior. "Estamos em 5° lugar mundial entre as maiores vendedoras, e neste ano planejamos crescer e ocupar o 4° lugar", disse Shozo Hasebe, presidente da Toyota na América do Sul.
Veículos
A Toyota também lançou no salão de São Paulo a versão 2011 do RAV4 com a opção de tração 4x2, e reiterou a interrupção na produção da Hilux movida a gasolina, focando apenas no modelo a diesel.
Nas principais novidades entre os automóveis expostos pela companhia estavam os carros-conceito Prius, Fine-S e FT-EV, todos híbridos e com a possibilidade de serem movidos por meio de energia elétrica.