TÓQUIO - O excedente comercial do Japão registrou alta de 54% em ritmo anual, a 797 bilhões de ienes (9,8 bilhões de dólares), e as exportações do país aumentaram proporcionalmente mais que as importações. Os economistas projetavam um excedente médio de 712 bilhões de ienes, depois do recuo em agosto.
Em setembro, as exportações de veículos (sobretudo para a Ásia), aço e navios foram os principais fatores do aumento das vendas ao exterior, segundo o ministério das Finanças. As compras de gás natural liquefeito e carvão elevaram o nível das importações, mas em menor proporção que as exportações.
No conjunto, as exportações japonesas progrediram 14,4% em ritmo anual, a 5,8429 trilhões de ienes, no 10º mês consecutivo de alta. As importações subiram pelo nono mês seguido, 9,9%, a 5,0459 trilhões de ienes.
O excedente comercial do Japão aumentou com Estados Unidos (+19,8%), União Europeia (+36,3%) e Ásia (+14,2%, sem considerar a China), enquanto o déficit com a China subiu 52,2%, segundo o ministério.