Iate desenhado por estúdio da BMW será produzido no Brasil

 

     SÃO PAULO - O estaleiro Intermarine exibe pela primeira vez durante o São Paulo Boat Show, até esta terça-feira, maquetes da sua nova linha de iates, que conta com o Intermarine 55, projetado pelo estúdio BMW Group Designworks dos Estados Unidos. Os quatro novos barcos, que vão de 57 pés a 88 pés (de 17 m a 26 m), serão produzidos na fábrica em Osasco e as vendas devem começar em janeiro do próximo ano, segundo a empresa.

 

O estúdio, que já assinou o interior de jatos executivos da Embraer, juntou elementos dos veículos BMW e de aviões para criar um modelo de luxo para o mercado brasileiro. "Os clientes 'premium' são praticamente os mesmos, que compram carros BMW, aviões Embraer e iates. Conhecemos o estilo de vida e do que eles gostam. Mas o Intermarine 55 é desenhado para o consumidor brasileiro. Para ele, o mais importante é a liberdade e compartilhar o tempo com amigos e família ao ar livre", afirmou Klaus Tritschler, um dos responsáveis pelo projeto.

 

O novo iate possui sala, cozinha, três cabines e dois banheiros, acomodando seis pessoas mais um marinheiro. Com dois propulsores de 800 hp cada, a embarcação atingirá velocidade máxima de 35 nós (cerca de 64 km/h). A expectativa da empresa é que a sofisticação permita exportar o produto, no entanto, isso só pode acontecer a partir de julho de 2011. A Intermarine atualmente produz os iates da Azimut no Brasil e o contrato que vai até essa data não permite que eles vendam no exterior.

 

Com o crescimento do mercado nacional e a valorização do real, o estaleiro italiano instalou uma fábrica para produzir seus próprios iates no País, em Itajaí (SC). Para Suzana Costa, diretora da Intermarine, a concorrência vai 'esquentar' o segmento de luxo. "O mundo se voltou para o Brasil. Os estaleiros estão vindo, como veio a indústria automobilística nos anos 80. Temos toda experiência de produzir e pretendemos exportar", afirmou.

 

Além do modelo desenhado pela BMW, a empresa brasileira mostra no São Paulo Boat Show maquetes de outros três lançamentos. A Intermarine 60 foi projetada com colaboração do estúdio Fernando de Almeida Yacht Design e os modelos Intermarine 75 e Intermarine 85 pelo Luiz de Basto Designs. Outros três modelos da marca devem ser lançados em 2011.