Exportações de açúcar no Brasil sobem 3,84% em setembro

SÃO PAULO, 4 de outubro de 2010 - A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) informou hoje que as exportações brasileiras de açúcar atingiram novo recorde histórico em setembro: 3,35 milhões de toneladas embarcadas, alta de 3,84% em relação ao recorde anterior registrado em agosto. No acumulado da safra 2010/2011, as exportações somam 15,46 milhões de toneladas, ante 12,67 milhões comercializadas no mesmo período de 2009.

Em valores, o desempenho do açúcar brasileiro também foi muito expressivo, com US$ 1,46 bilhão em divisas geradas para o País em setembro. Diante deste resultado, no comparativo setorial, os açúcares tipo refinado e bruto lideraram, respectivamente, os rankings dos principais produtos nacionais exportados pelos segmentos de bens manufaturados e semimanufaturados. De abril até setembro, a geração de divisas já atinge US$ 6,80 bilhões, superior em 63,64% ao resultado do mesmo período em 2009.

Os principais destinos das exportações de açúcar bruto, que responderam por 71,05% do volume embarcado em setembro, foram Irã, Argélia e China. Por sua vez, Emirados Árabes, Paquistão e Iêmen figuram como os principais importadores do açúcar tipo refinado. As informações são da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

(Redação - Agência IN)