Bolsas de valores europeias fecham em baixa

     SÃO PAULO - Os principais índices acionários europeus fecharam a segunda-feira em baixa. O movimento foi reflexo de temores quanto à saúde financeira dos países da região. Ao final do pregão, o índice FTSE-100, de Londres, caiu 0,66%, aos 5.555 pontos, o CAC-40, de Paris, recuou 1,15%, aos 3.649 pontos. O DAX, de Frankfurt, teve desvalorização de 1,24% aos 6.134 pontos.

A agenda econômica do dia trouxe indicadores positivos. No entanto o movimento vendedor prevaleceu. Hoje foi revelado que o índice que mede a confiança do investidor nos 16 países que compõem a zona do euro registrou acréscimo para 8,8 pontos em outubro, contra 7,6 pontos em setembro. O dado veio melhor do que o esperado pelo mercado, que previa avanço para 8 pontos.

Além disso, o Índice de Preços ao Produtor (PPI, sigla em inglês) da zona do euro subiu 0,1% em agosto de 2010. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador teve alta de 3,6%. Por sua vez, o Índice Gerente de Compras (PMI, sigla em inglês) do setor de construção do Reino Unido, referente a setembro, cresceu para 53,8 pontos, ante 52,1 pontos registrados em agosto.

(Redação - Agência IN)