Atividade do comércio acumula alta de 10% no ano, diz Serasa

Supermercados, alimentos e bebidas alavancaram a alta

      SÃO PAULO - A atividade do comércio brasileiro ficou estável em setembro, na comparação com o mês imediatamente anterior, com ajuste sazonal, informou nesta segunda-feira um levantamento da Serasa Experian. Em relação a setembro do ano passado, o índice apresenta avanço de 8% e no acumulado de 2010 tem acréscimo de 10%.

Os economistas da entidade destacam a aceleração do crescimento no terceiro trimestre, com 1,2% ante 0,3% no segundo trimestre do ano. Mesmo com a retomada, o resultado ainda ficou abaixo da taxa de 2,5% verificada durante o primeiro trimestre.

"O resultado positivo do mês de setembro foi puxado pela alta de 1,0% no movimento dos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas e pelo avanço de 0,6% no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, tendo em vista as condições de crédito favoráveis que o consumidor ainda tem encontrado ao adquirir estes produtos", afirmam os economistas em nota.

Na outra ponta, o setor de veículos, motos e peças recuou 1% e pesou contra a aceleração. É a segunda queda mensal consecutiva do segmento, após elevação de 5% em julho, ante o mês anterior, com ajuste sazonal.