Indicadores positivos favorecem preços do petróleo

SÃO PAULO, 1 de outubro de 2010 - As cotações do petróleo avançaram no mercado internacional diante do otimismo dos investidores com dados econômicos positivos da China e Estados Unidos. Com isso, a cotação do barril de petróleo do tipo WTI, com vencimento em novembro, subiu 2% para US$ 81,58 na Bolsa de Mercadorias de Nova York (NYMEX, sigla em inglês). E o barril do tipo Brent, com vencimento também em novembro, cresceu 1,7% cotado a US$ 83,75 no ICE Exchange de Londres.

Na China foi revelado que o Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) da atividade industrial avançou para 53,8 pontos em setembro de 2010, contra leitura de 51,7 pontos no mês anterior. Vale lembrar que todo resultado acima de 50 pontos mostra expansão do setor.

No mesmo sentido, nos Estados Unidos, os gastos dos consumidores cresceram 0,4% em agosto, assim como a renda subiu 0,5%. Já o índice da confiança do consumidor norte-americano, medido pela Universidade de Michigan, atingiu 68,2 pontos em setembro, contra 66,6 pontos em agosto. Por fim, os gastos com construção no país cresceram 0,4% em agosto.

(Redação - Agência IN)