Conselho que vigia estabilidade financeira inicia atividades

SÃO PAULO, 1 de outubro de 2010 - O conselho de vigilância da estabilidade financeira dos Estados Unidos foi oficialmente constituído, esta sexta-feira, em Washington, reunindo em sua abertura e pela primeira vez em volta da mesma mesa vários reguladores do setor.

A primeira reunião da instância, criada pela lei de reforma de regulamentação financeira, promulgada em julho, foi realizada no Departamento do Tesouro, e presidida pelo secretário Timothy Geithner.

Antes, Geithner havia feito consultas com os diretores das várias autoridades reguladoras existentes: sete federais e três de estados federados (Califórnia, Carolina do Norte e Missouri), que destacaram a pertinência do novo órgão.

"Todos temos os nossos interesses particulares, nossas forças, nossas perspectivas. Este conselho nos permitirá tirar algo destas perspectivas e a cada um de nós aprender com os demais o que está acontecendo no sistema financeiro", disse o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke.

A última parte da reunião, transmitida pela internet, foi dedicada à adoção de várias moções, sendo a mais chamativa a de submeter à opinião pública a "regra de Volcker", que proíbe aos bancos norte-americanos especular nos mercados em benefício próprio.

(Redação com AFP - Agência IN)