TSE reimprime mais de 3 milhões de títulos eleitorais

SÃO PAULO, 30 de setembro de 2010 - Mais de três milhões de pessoas solicitaram nova via do título de eleitor até as 20h de ontem (29), véspera do fim do prazo para fazer esse pedido em um cartório eleitoral. Segundo dados contabilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram reimpressos em todo o País 3.148.578 títulos. Podem obter uma nova via do título os eleitores que já estão inscritos na Justiça Eleitoral, mas que tiveram o documento extraviado ou perdido.

O Supremo Tribunal Federal começou a julgar na quarta-feira (29) ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo PT contra a exigência de apresentação de dois documentos na hora de votar: o título e um documento oficial com foto. O julgamento foi interrompido por um pedido de vista e pode ser concluído hoje. Entretanto sete ministros já se manifestaram no sentido de que o eleitor que comparecer à sua seção eleitoral sem o título, mas com um documento de identificação com foto, poderá exercer o seu direito de voto.

Para solicitar a reimpressão do título, o eleitor deve se dirigir a qualquer cartório eleitoral, mesmo que não seja na cidade onde mora, e apresentar um documento oficial com foto. A nova via do título mantém as mesmas informações da via original e é impressa na mesma hora para o eleitor. Só pode pedir a reimpressão o eleitor quem já tinha o título ou o solicitou até 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010.

Com a proximidade do fim do prazo (30/9), aumentou o movimento nos cartórios eleitorais, onde mais de cem mil pessoas estão sendo atendidas por dia. Nesta semana, 120.650 eleitores foram atendidos, na terça o número passou para 143.194 e, somente nesta quarta-feira, 204.575 pessoas procuraram um cartório para pedir uma nova via.

(Redação - Agência IN)