Petrobras e Vale garantem alta do Ibovespa

SÃO PAULO, 23 de setembro de 2010 - O bom desempenho das ações da Petrobras e da Vale impulsionam os ganhos do principal índice acionário da BM&FBovespa. Há pouco, o Ibovespa operava com alta de 1,69%, aos 69.481 pontos. O giro financeiro da bolsa estava em R$ 4 bilhões.

O movimento de hoje é reflexo do último dia para formação do preço das ações para a capitalização da Petrobras. Os papéis da petrolífera, momentos atrás, disparavam 4,12%. Para Fernando Campello, assessor de investimentos da Hera Investimentos, as ações (PN) da companhia têm sofrido muita volatilidade. "Nos últimos dias os papéis têm oscilado muito, sentindo os efeitos de todo o processo", explicou.

Além disso, a Vale também tem bom desempenho na sessão de hoje. "Ontem o JP Morgan ampliou a exposição de overweight da empresa. Como os preços das ações estão bons, os investidores tem aproveitado", completou Campello. Os papéis (PNA) da mineradora avançam 1,73%.

Já no cenário externo, foi revelado que os novos pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos avançaram 12 mil na semana encerrada dia 18 de setembro. O número de solicitações passou de 453 mil (número revisado) para 465 mil. O mercado aguardava que o indicador ficasse entre 449 mil e 455 mil pedidos.

Por outro lado, as vendas de imóveis usados nos Estados Unidos cresceram 7,6% em agosto de 2010, com ajustes sazonais, para uma taxa anualizada de 4,13 milhões de unidades. Já na comparação com agosto de 2009, o índice ficou 19% abaixo, quando registrara 5,10 milhões de unidades vendidas.

(Humberto Domiciano - Agência IN)