BC: estoque de crédito do sistema bancário cresceu 9%

O estoque de crédito do sistema bancário cresceu 9% e os ativos cresceram 12% no primeiro semestre de 2010, em relação ao semestre anterior, de acordo com o Relatório da Estabilidade Financeira (REF) divulgado nesta quinta-feira pelo Banco Central (BC) brasileiro.

O Índice de Basiléia, que representa a relação entre o capital e o risco das operações realizadas pelas instituições financeiras, se manteve acima de 11% em todos os cenários projetados pelo BC, inclusive naqueles de deterioração da situação macroeconômica.

Segundo o BC, o dado demonstra que a solvência dos bancos permaneceu em níveis "confortáveis" nesse primeiro semestre do ano. "Demonstra a capacidade de suportar situações de estresse de mercado", informou o BC em relatório.

Em junho de 2010, as instituições do sistema bancário brasileiro detinham R$3,09 trilhões em ativos e uma carteira de crédito no país de R$1,33 trilhão, que representavam, respectivamente, 85% e 86% do total desses itens no Sistema Financeiro Nacional (SFN), segundo o BC.