Mesmo com IPCA-15 acima do esperado DIs recuam

SÃO PAULO, 21 de setembro de 2010 - Mesmo com o resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) acima do esperado a curva de juros futuros de longo prazo recuo no final dos negócios. Já no curto prazo as taxas fecharam dentro da estabilidade.

Na BM&FBovespa, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2011 projetou juro de 10,68%, ante 10,67% da véspera. O DI de janeiro de 2012 registrou taxa anual de 11,51%, contra 11,53% do último ajuste.

André Perfeito, economista da Gradual Corretora, comenta que não foi exatamente uma novidade o IPCA-15 de setembro ter acelerado mais forte do que o esperado, saindo de -0,05% para 0,31%. Os alimentos foram os principais responsáveis pela alta, passando de queda de 0,68% em agosto para expansão de 0,30% em setembro. O mercado esperava inflação de 0,14% a 0,30%.

Segundo Perfeito, esse movimento de alta do IPCA-15 não é algo preocupante e nem deve acionar a luz vermelha na sala do colegiado do Banco Central (BC). "No entanto, é importante termos em mente que se a alta foi persistente ao longo do segundo semestre o BC será chamado a opinar para construir uma transição mais suave entre a atual gestão e a próxima", avalia.

Ainda na agenda doméstica, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) variou 1,03%, no segundo decêndio do mês de setembro, pouco acima do observado na primeira prévia do mês (0,99%) e praticamente em linha com a mediana das expectativas (1,05%). Assim como nos últimos IGPs, o destaque dessa divulgação foi a forte aceleração dos preços agrícolas, que atingiram alta de 3,47%.

O foco dos mercados internacionais hoje foi a decisão de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), dos Estados Unidos, que decidiu manter a taxa básica de juros entre a banda de 0% e 0,25% ao ano. O comunicado apontou que o ritmo de recuperação da produção e do emprego abrandou nos últimos meses.

(Maria de Lourdes Chagas - Agência IN)