BID convoca propostas de gestão de bens públicos

SÃO PAULO, 21 de setembro de 2010 - O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou uma Convocatória para a Apresentação de Propostas inovadoras que gerem bens públicos para promover a integração regional da América Latina e Caribe.

A Convocatória para a Apresentação de Propostas 2010 no âmbito do Programa de Bens Públicos Regionais (Programa) permanecerá aberta até 15 de novembro de 2010. O Programa apoia a busca de soluções de políticas públicas para oportunidades ou desafios transacionais mediante a ação coletiva dos países da região.

O BID abriu um concurso de propostas apresentadas por um número mínimo de três países da América Latina e do Caribe para promover a integração econômica, institucional e funcional, a redução de assimetrias entre os países, o fortalecimento institucional em nível nacional e regional, e a competitividade da região.

A Convocatória 2010 enfatiza a compatibilidade com as prioridades setoriais do Banco estabelecidas na Nova Estratégia Institucional, aprovada por ocasião do recente aumento de capital. A integração regional e mundial é um dos pilares dessa nova estratégia e o Banco destinará cerca de US$ 1,8 bilhão anuais a projetos de integração a fim de cumprir esse mandato.

O Programa é um instrumento muito valioso para promover a integração por ter impacto direto sobre a formação de consensos regionais. Um dos critérios de avaliação das propostas será a adequação entre o seu tema e as prioridades estratégicas do BID.

Desde 2004, o BID promove a integração regional por meio do Programa. Atualmente, o Banco possui uma carteira de 74 projetos com resultados tangíveis no processo de integração e na apresentação e implantação de fórmulas inovadoras para resolver problemas ou enfrentar desafios comuns a vários países da região.

(Redação - Agência IN)