Venda futura de soja chega a 25,6%

SÃO PAULO, 17 de setembro de 2010 - De acordo com levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), até o final de agosto 25,6% da soja a ser colhida em 2011 já estava comercializado. No ano passado, nesta mesma época do ano, as vendas antecipadas não chegavam a 19%.

"Temos de considerar fatores externos como o evento da estiagem nos principais países produtores do mundo", avalia o diretor administrativo da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja), Carlos Fávaro.

Segundo ele, o mercado futuro acelerou devido principalmente à estiagem e aos bons preços da soja no mercado internacional. "E não foi só com a soja. As vendas antecipadas de trigo e milho também tiveram impulso".

Na avaliação dos analistas do Imea, o adiantamento das vendas este ano, em relação ao ano passado, se dá porque os preços atuais estão melhores. "Com a lição de casa feita, os produtores aguardam também pelo início das chuvas, que já caíram em pontos isolados e em pequeno volume no final de agosto. Contudo as previsões indicam que até o dia 15 de setembro não deverá chover em Mato Grosso".

(Redação - Agência IN)