Produção industrial dos EUA sobe 0,2% em agosto

S O PAULO, 15 de setembro de 2010 - A produção industrial em território norte-americano apresentou avanço de 0,2% em agosto depois de ter crescido 0,6% em julho (de acordo com dados revisados - anteriormente havia sido informado alta de 1,0%). De acordo com o relatório do Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos), a revisão do percentual do mês de julho se deve a informações atualizadas do setor de mineração (ferro e aço), maquinários para construção, papel e indústria farmacêutica.

A produção manufatureira em agosto subiu 0,2% em agosto ante a alta de 0,7% em julho, mais uma vez, o revés do mês passado se deve a uma retração na produção de veículos automotores e suas peças, que havia sofrido uma alavancagem de 10% no mês de julho. A produção das minas aumentou 1,2% e a de serviços essenciais apresentou recuou 1,5%. O setor manufatureiro contribuiu para manter o ritmo da recuperação dos Estados Unidos, apesar de se encontrar em expansão bastante moderada.

Por sua vez, a capacidade instalada das indústrias do país subiu para 74,7% no oitavo mês do ano, taxa 4,7 ponto percentual (p.p.) acima na comparação com o mesmo mês do ano anterior e 5,9% acima dos valores médios reportados no período de 1972 a 2009.

(SV - Agência IN)