Mercados da Ásia sobem com iene mais fraco

S O PAULO, 15 de setembro de 2010 - As bolsas asiáticas encerraram com tendência positiva nesta quarta-feira, em um dia marcado pela intervenção do governo do Japão no mercado de divisas do país, freando a forte valorização do iene.

A medida ocasionou uma subida momentânea do dólar frente ao iene, estimulando o movimento de exportações. Assim, as ações de grandes exportadoras como Sony, Honda e Toyota valorizaram expressivamente.

A nota baixa da região veio da China, com a expectativa, por parte do mercado, de que o governo elabore medidas que reduzam o preço dos imóveis, puxando para baixo os índices chineses. Segundo o governo do país, as medidas seriam necessárias em função da situação de pressão pela qual atravessam as principais imobiliárias e incorporadoras chinesas.

Em Tóquio, o índice Nikkei 225 subiu 2,34%, para 9.516,56 pontos, ao mesmo tempo que em Seul, o índice Kospi subiu 0,48%, para 1.823,88 pontos, e em Hong Kong, o índice Hang Seng avançou 0,14%, para 21.725,64 pontos. Contrariando o movimento da região, a bolsa da China fechou com perdas, com O índice Xangai Composto recuando 1,34%, encerrando a sessão aos 2.652,50 pontos.

(Gabriel Nunes - Agência IN)