Terremoto de 5,9 graus atinge parte do Peru

S O PAULO, 13 de setembro de 2010 - Um terremoto de 5,9 graus de magnitude na escala Richter atingiu hoje de manhã parte do Peru. As informações são do Instituto Geológico dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é USGS). A região mais atingida foi a de Juliaca.

Não há informações sobre vítimas nem danos materiais. Os tremores ocorreram a 725 quilômetros da capital Lima e a 125 quilômetros da área de Cuzco - que no começo do ano sofreu em decorrência de fortes chuvas que levaram ao isolamento da região.

No fim de julho, as temperaturas de 20 graus Celsius (°C) abaixo de zero, nevascas e o frio levaram o presidente do Peru, Alan Garcia, a decretar estado de emergência em 16 regiões, atingindo várias cidades do país.

O estado de emergência é válido nos seguintes locais: Ancash, Apurimac, Arequipa, Ayacucho, Cusco, Huancavelica, Huánuco, Junín, Moquegua, Pasco, Puno, Tacna e Lima, além de Villa Maria del Triunfo, Villa El Salvador, Pachacamac, Lurin, Ate, Lurigancho, San Juan de Lurigancho, Comas, Carabayllo e San Juan de Miraflores. Também estão incluídas as regiões de Madre de Dios, Ucayali e Loreto. As informações são da Agência Brasil.

(Redação - Agência IN)