Inflação e atividade seguem no pauta dos negócios de renda fixa

S O PAULO, 14 de setembro de 2010 - Os prêmios dos contratos de Depósito Interfinanceiro (DI) operaram sem muitas oscilações nesta terça-feira diante de novos dados de inflação e atividade no Brasil. Na BM&FBovespa, o DI com vencimento em janeiro de 2011 fechou com taxa anual de 10,66%, mesma da véspera. O DI de janeiro de 2012 projetou juro de 11,32%, frente aos 11,33% do último ajuste.

O sócio da Platina Investimentos, Marco Franklin, comenta que o segmento de juros futuros segue focado nos dados de inflação e atividade, números esses que reforçam o sentimento de que realmente a taxa Selic, fixada em 10,75% ao ano, permanecerá inalterada por algum tempo.

Na agenda de hoje foi informado a primeira prévia de setembro do Índice Geral de Preços -Mercado (IGP-M) que apontou variação positiva de 0,99%, dentro das expectativas do mercado. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que em julho, o comércio varejista do país registrou, tanto no volume de vendas quanto na receita nominal, crescimento de 0,4% em relação ao mês anterior, com ajuste sazonal.

Os consultores da LCA avaliam que embora a variação observada em julho tenha sido a terceira positiva consecutiva na margem (após altas de 1,5% em maio e 1% em junho), o indicador restrito de vendas ficou ainda 0,3% abaixo do nível verificado em março (em razão da forte queda, de 3,1%, verificada em abril).

Assim, esse resultado reforça a análise de que o consumo segue avançando em ritmo bastante mais moderado que o verificado no início do ano. A equipe mantém a perspectiva de que as vendas do varejo seguirão exibindo taxas modestas de expansão no restante do ano.

André Perfeito, economista da Gradual Corretora, disse que no conjunto os dados do varejo são bons e reforçam duas leituras implícitas, dentre elas, a atividade está se acomodando, devido - em grande parte - ao avanço até aqui registrado, e que as políticas anti-cíclicas fizeram bem seu trabalho no Brasil, deixando assim o pior da crise para trás.

Ainda na pauta do dia, o nível de emprego da indústria paulista cresceu 0,26% em agosto deste ano, ante julho, com ajuste sazonal, segundo dados divulgados pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Outra notícia que merece destaque nesta terça-feira é o anúncio de uma nova emissão soberana nos mercados europeu e norte-americano de título com vencimento em 2041. O valor inicial será de US$ 500 milhões, mas o Tesouro Nacional informou que poderá haver seguimento da emissão na Ásia após a abertura daquele mercado.

(Maria de Lourdes Chagas - Agência IN)