CEO da Intel critica plano econômico: "estímulo não funcionou"

Portal Terra

S O PAULO - O estímulo dado à economia americana não surtiu o efeito desejado, de acordo com o CEO da Intel, Paul Otellini. Segundo disse o executivo à CNN, o planejamento feito pelo presidente Barack Obama não conseguirá ser efetivo a longo prazo.

"As decisões até agora não surtiram em crescimento dos empregos ou aumento da confiança do mercado. Quando o que você está fazendo não funciona, creio que temos que repensar alguns pranos", afirmou Otellini durante o Fórum de Desenvolvimento da Intel, em São Francisco.

Apesar de ressaltar o esforço da Casa Branca em tentar acelerar a economia novamente, o CEO da Intel reiterou que a arquitetura do plano econômico americano está equivocada. "Não parece estar funcionando bem. Por exemplo, criar piscinas no Mississipi não criará empregos de longo prazo", disse Otellini, fazendo alusão à variação climática do local.

Além disso, o dinheiro está sendo investido sem critérios, afirmou o diretor da empresa de tecnologia. "Estão subsidiando trens e a agricultura - indústrias do século XIX. Temos que andar para frente, e ter certeza de que o investimento de campital está indo para o lugar certo", afirmou.

O executivo é o primeiro da lista da Forbes dos 500 CEOs das maiores companhias a tocar no assunto da recuperação econômica.