SBT vai acabar com o Carnê do Baú

JB Online

DA REDAÇ O - O Carnê do Baú ajudou a criar o SBT, que completa 29 anos em neste mês de agosto, e está prestes a acabar. O produto tem quase 50 anos e vai passar a ser relíquia e item de colecionador. Em 2007 o Grupo Silvio Santos começou o processo de extinção do produto que deixou de ser vendido nas lojas da rede e por vendedores de rua. Como as prestações são muito extensas, quando foi anunciado o fim do produto ainda havia cerca de 700 carnês no mercado sendo pagos. Por isso, o prazo teve que ser prorrogado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com José Roberto Prioste, diretor de Varejo do Grupo SS, o Carnê do Baú perdeu utilidade já que a oferta de crédito é abundante no cenário atual da economia brasileira. Ele confirma que aproximadamente três mil trocas de carnês por produtos ainda são feitas nas lojas do Baú, mas este número está em constante queda. O carnê deve mesmo sumir do mercado até o final do ano .

Depois da extinção do carnê as 127 lojas do Grupo espalhadas pelo país tentaram se expandir para competir com grandes lojas de departamento. O próprio Silvio Santos chegou a anunciar, em 2009, o desejo de comprar a rede Ponto Frio para crescer e aumentar a participação no mercado, mas as negociações não foram adiante e a rede foi comprada pelo Grupo Pão de Açúcar.