Otimismo do consumidor atinge o maior nível do ano em julho

S O PAULO, 27 de agosto de 2010 - O índice que mede a expectativa do consumidor em relação a sua situação financeira (IEC), calculado pela Fecomércio-RJ, mostra que, em julho, o indicador atingiu o nível mais alto do ano na Região Metropolitana do Rio: 119,53 pontos.

Os subíndices que medem as expectativas dos consumidores em relação a sua situação financeira presente e futura apresentaram os seguintes resultados, em julho: 114,24 e 124,81 pontos. Ambos ficaram acima da linha de otimismo. Contudo, apenas o subíndice da situação presente ficou maior do que o registrado em julho de 2009, quando estava em 107,59 pontos. O subíndice da situação futura ficou praticamente estável de um ano para outro, saindo de 124,16 para 124,81.

Para a Fecomércio-RJ, a situação presente está melhor na comparação interanual porque o consumidor tem encontrado um mercado de trabalho mais aquecido, ao mesmo tempo em que conta com um rendimento real acima do recebido no mesmo mês do ano passado. O mercado de crédito também apurou crescimento importante na comparação interanual, o que corrobora tal cenário, ao passo que o consumidor entende que os avanços do ano passado para este ano vão continuar. Apesar de estável em relação a julho de 2009, o indicador futuro permanece, no mesmo mês de 2010, num patamar acima do presente.

(Redação - Agência IN)