ASSINE
search button

Indústria critica manutenção da Selic e pede retomada de cortes

Compartilhar

Portal Terra

DA REDAÇ O - O presidente em exercício da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, disse após o anúncio de manutenção da taxa básica de juros em 10,75%, nesta quarta-feira, esperar que o Banco Central retome os cortes na Selic a partir da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

"A manutenção dos juros em 10,75% ao ano frustrou as nossas expectativas. Esperávamos que o ciclo de redução dos juros começasse na reunião que terminou há pouco", afirmou Andrade.

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) também criticou a manutenção da Selic em 10,75%.

"Já estamos em setembro. A inflação dos três últimos meses, conforme IPCA-15, encontra-se próxima de zero. Nos últimos 12 meses é de 4,4%, portanto, dentro da meta estabelecida. A verdade é que a inflação era realmente pontual e os alimentos estão devolvendo, hoje, o forte aumento de preços ocorrido no início do ano", disse a Fiesp em nota.

"Tivemos uma desnecessária alta de juros e, agora, essa tendência é suspensa pelo organismo do Banco Central. Restam os ganhadores e os perdedores de sempre. Ganharam os que recebem rendimentos financeiros e perderam os consumidores e empresas que pagam mais pelo crédito utilizado para fazer o País crescer, gerando emprego e renda", disse Benjamin Steinbruch, presidente em exercício da Fiesp.