ASSINE
search button

Indicador de otimismo do brasileiro é o maior desde 2001

Compartilhar

Portal Terra

DA REDAÇ O - O otimismo dos brasileiros cresceu 2,1% em agosto em relação a julho e é o mais elevado desde 2001. A informação consta do Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira. O índice tem base fixa 100. Acima desse valor, a expectativa é positiva.

O índice chegou a 119,3, 2,5 pontos a mais que o apurado em julho. Um dos puxadores do indicador foi o quesito que mede a confiança quanto a redução do desemprego. A expectativa em relação a estabilidade e criação de vagas também é líder da série histórica.

O otimismo dos consumidores apresentou crescimento, o que, segundo a CNI, mostra que as pessoas tem uma expectativa positiva quanto a inflação. "Esse índice, no começo do ano, tinha registrado uma piora por causa da elevação dos preços, sobretudo, de alimentos. Agora, com o recuo dos preços, o otimismo do consumidor em relação à redução da inflação cresceu", disse o economista da CNI Marcelo Azevedo.

Dos itens que a pesquisa inclui, apenas os que dizem respeito ao endividamento e a expectativa de renda pessoal regrediram. Apesar de terem apresentado queda, ambos ficaram perto da estabilidade.

O Inec é uma pesquisa mensal elaborada pela CNI e realizada pelo Ibope Inteligência. Foram ouvidas 2 mil pessoas entre 18 e 21 de agosto.