Foi finalmente definido e anunciado ontem à noite o valor da cessão onerosa da União no aumento de capital da Petrobras. Acionista majoritário, o governo entrará com o equivalente a US$ 42,533 bilhões. O preço médio do barril na operação será de US$ 8,51, em linha com as recentes especulações que corriam o mercado. "Os ativos brasileiros, embora já estejam embutindo em seus preços a capitalização, com sucesso, devem agora se valorizar um pouco mais, precificando a confirmação da operação", avalia Miriam Tavares, diretora de câmbio da AGK.
No front externo, o cenário continua com muita incerteza para a economia norte-americana e os investidores não devem se arriscar muito em ativos de alto retorno antes da divulgação do nível do emprego nos EUA nesta sexta-feira (o chamado payroll). O dado é considerado um indicador importante sobre a economia, que muitos temem que esteja desacelerando.
Entre os indicadores externos do dia foi divulgado o resultado do índice trimestral que mede a produtividade da mão de obra da economia norte-americana que recuou 1,8% no segundo trimestre de 2009, com base anualizada. Já o custo da mão de obra teve alta de 1,1% no segundo trimestre de 2009. Ao longo dos quatro últimos trimestres, o custo da mão de obra teve queda de 2,8%.
Os novos pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos recuaram 6 mil na semana encerrada dia 28 de agosto. O número de solicitações passou de 478 mil (dado revisado) para 472 mil, já com ajustes sazonais, de acordo com as informações divulgadas hoje pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos. A informação veio melhor que a esperada pelo mercado.
(Maria de Lourdes Chagas - Agência IN)