ASSINE
search button

Especialistas afirmam que preço do barril é adequado

Compartilhar
S O PAULO, 2 de setembro de 2010 - A definição do preço médio de US$ 8,51 para os barris que serão utilizados na cessão onerosa da Petrobras (PETR3, PETR4) durante o processo de capitalização foi considerado positivo por analistas.

Para Celso Grisi, diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Fractal, o valor ficou adequado à demanda do mercado. "O preço foi bom e não está baixo como estão dizendo. O mercado de petróleo é volátil e a definição do preço passa pelas condições de exploração e da quantidade em cada poço", explicou.

Na visão de Alcides Leite, professor de economia da Trevisan Escola de Negócios, o mais importante da definição foi a tranquilidade dos mercados. "Neste momento, o principal era ter um caminho mais claro. Neste panorama acredito que a Petrobras conseguirá ter boa lucratividade, principalmente com a tendência de alta nos preços do petróleo no mercado internacional", completou.

O preço do barril é uma etapa importante para definir o valor da capitalização da Petrobras, prevista para ocorrer no dia 30 de setembro. O processo será feito por meio da cessão onerosa, na qual o governo poderá ceder à estatal até 5 bilhões de barris de petróleo em áreas ainda não concedidas.

Para Grisi, o modelo escolhido foi o melhor. "Existem os modelos de cessão, permissão e concessão. A cessão é mais rápida e permite que seja estabelecido mais prazos e não há razões no longo prazo para grandes mudanças, é só normatizar o que aparecer de novo no processo", definiu.

Com base no volume que será cedido pela União à Petrobras, uma empresa especializada e independente definiu o valor para essas reservas. Somente com o valor divulgado, a estatal poderá fazer uma oferta privada de ações na bolsa de valores para captar os recursos.

(Humberto Domiciano - Agência IN)