Dnit contará com 7 pontes móveis para uso em emergências

S O PAULO, 31 de agosto de 2010 - O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em convênio firmado com o Exército Brasileiro, adquiriu sete pontes móveis para auxílio às operações de reconstrução de pontes rompidas em casos de emergência. Os recursos liberados pelo DNIT, orçados em R$ 60,6 milhões, foram investidos na compra das pontes, nos equipamentos para instalação e transporte e nos galpões de armazenagem.

Importadas da Inglaterra, as equipagens serão distribuídas nas cinco regiões do Brasil, de modo a garantir assistência imediata a todos os estados. Na região Sudeste, as pontes ficarão nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. No Nordeste, o estado escolhido foi o Rio Grande do Norte. No Norte, o Amazonas, no Sul, Santa Catarina, e no Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul. Por já ter experiência com o manuseio de outras pontes móveis, o Exército Brasileiro irá treinar servidores que ficarão responsáveis por armazenar o material.

Uma das sete pontes adquiridas está sendo montada no gramado da Esplanada dos Ministérios em comemoração à Semana da Pátria. Os brasilienses poderão conhecer a estrutura entre a próxima quarta-feira (1º) e o dia 10 de setembro.

(Redação - Agência IN)