ASSINE
search button

Dados positivos e Payroll impulsionam bolsas europeias

Compartilhar
S O PAULO, 3 de setembro de 2010 - Em um dia de indicadores positivos na Europa e nos Estados Unidos, os principais índices acionários do velho continente fecharam em alta. Ao final do pregão, o índice FTSE-100, de Londres, ganhou 1,06%, aos 5.428 pontos, o CAC-40, de Paris, cresceu 1,12%, aos 3.672 pontos e o DAX, de Frankfurt, subiu 0,83% aos 6.134 pontos.

Os agentes acompanharam a informação de que o volume de vendas no varejo na zona do euro cresceu 0,1% em julho de 2010, quando comparado com o mês anterior. Em junho, o indicador subiu 0,2%.

Além disso, o Índice dos gerentes de compras (PMI, sigla em inglês) composto, referente a agosto da zona do euro cresceu para 56,2 pontos, ante alta de 56,7 pontos de julho.

O Índice Gerente de Compras (PMI, sigla em inglês) do setor de serviços na zona do euro cresceu em agosto para 55,9 pontos, frente alta de 55,8 pontos de julho. O mesmo indicador, só que na Alemanha, subiu para 57,2 pontos, ante alta de 56,5 pontos de julho.

Outro fator que alterou o humor dos investidores foi a informação de que a economia norte-americana fechou 54 mil postos de trabalho em agosto deste ano. No mês foram cortadas 114 mil vagas no setor público, em função do fim do período de trabalho de vagas temporárias, enquanto que o setor privado criou 67 mil postos de trabalho. Por sua vez, a taxa de desemprego do país subiu 0,1 ponto percentual em agosto, para 9,6%, o dado veio dentro do estimado por analistas.

Para Luiz Roberto Monteiro, assessor de investimentos da Corretora Souza Barros, o dado garantiu a tendência positiva das bolsas. "O indicador alavancou os índices no período da manhã. A informação dá uma ideia melhor da economia norte-americana, mas as incertezas devem permanecer por algum período", completou.

(Humberto Domiciano - Agência IN)