Confiança dos consumidores dos EUA sobe para 53,5 pontos

S O PAULO, 31 de agosto de 2010 - O índice de confiança do consumidor norte-americano, que tinha diminuído em julho, melhorou moderadamente em agosto. O índice está agora em 53,5 pontos ante os 51,0 registrados em julho. O índice da situação atual caiu para 24,9 pontos em agosto frente os 26,4 pontos de julho. O índice de expectativas aumentou para 72,5 de 67,5 pontos, no mesmo periodo de comparação.

De acordo com Lynn Franco, diretora do The Conference Board Consumer Research Center, a confiança dos consumidores registrou um ganho modesto em agosto, resultado da melhora na perspectiva dos consumidores a curto prazo. "A avaliação dos consumidores das condições atuais, entretanto, foi menos favorável no que se refere a emprego já que continua a pesar sobre as atitudes dos consumidores. Por sua vez, as expectativas sobre o futuro do negócio e das condições do mercado de trabalho tiveram pouco incremento nas expectativas, mas no geral, os consumidores continuam apreensivos sobre o futuro. Tudo somado, os consumidores norte-americnos estão tão confiantes hoje como eram há um ano".

Na ocasião, o índice de confiança registrava 54, 5 pontos, sinalizando que no período dos últimos 12 meses, a economia norte-americana não conseguiu se recuperar a ponto de melhorar a perspectiva futura dos consumidores.

(SV - Agência IN)