Brasil recebe visita de inspetor da polícia japonesa

S O PAULO, 24 de agosto de 2010 - O Brasil recebe, entre os dias 23 de agosto e 16 de setembro, a visita do inspetor da Polícia Nacional do Japão Masato Sono. O perito chegou nesta segunda-feira (23) ao Brasil onde permanece até o próximo dia 27. O inspetor acompanha o Curso Internacional de Polícia Comunitária do Sistema Koban, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, zona norte de São Paulo (SP).

Após o término do curso, Sono irá conhecer a dinâmica das atividades de Polícia Comunitária das cidades de São Paulo (SP), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO). Além disso, irá avaliar a implementação do Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2008, entre o Brasil e o Japão, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O Acordo de Cooperação Técnica tem como principal finalidade a difusão do modelo japonês do Sistema Koban de policiamento comunitário no Brasil. O pacto prevê, até 2011, a capacitação de profissionais e a implementação do sistema Koban nas cinco regiões brasileiras. A cada ano, dois peritos japoneses visitam o Brasil. O último deles, Naoto Honda, esteve no Brasil entre os dias 14 de junho e 9 de julho, conhecendo as bases de policiamento comunitário de São Paulo, Mato Grosso, Pará e Distrito Federal.

(Redação - Agência IN)