ASSINE
search button

Bolsas europeias fecham com tendência de alta

Compartilhar
S O PAULO, 2 de setembro de 2010 - Os principais índices acionários europeus encerraram a quinta-feira com tendência de alta. Além do movimento de ajustes, por conta dos fortes ganhos registrados ontem, dados positivos da região também influenciaram o humor dos investidores.

Ao final dos negócios, o índice FTSE-100, de Londres, ganhou 0,09%, aos 5.371 pontos, o CAC-40, de Paris, cresceu 0,21%, aos 3.631 pontos e o DAX, de Frankfurt, fechou estável aos 6.083 pontos.

A agenda econômica do dia revelou que o Produto Interno Bruto (PIB) dos países componentes da zona do euro e dos 16 países membros da União Europeia cresceu 1% no segundo trimestre de 2010.

Além disso, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje a manutenção da taxa básica de juros nos 16 países que compõem a zona do euro em 1% ao ano. A taxa de juros em relação a obtenção de liquidez feita pelos bancos comerciais também foi mantida, em 1,75% ao ano. E a taxa aos bancos para depósitos de curto prazo ficou inalterada em 0,25% ao ano.

No mesmo sentido, o índice de preços a produtor (PPI, sigla em inglês) da zona do euro subiu 0,2% em julho de 2010. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador teve alta de 4,4%.

Já no Reino Unido, o destaque ficou por conta do Índice Gerente de Compras (PMI, sigla em inglês) do setor de construção, referente a agosto do Reino Unido cresceu para 52,1 pontos, ante alta de 54,1 pontos de julho. E os preços dos imóveis no país recuaram 0,9% em agosto, em relação a julho. O preço médio somou 166.507 libras esterlinas em agosto.

(Redação - Agência IN)